Como aumentar a auto-estima?

 

Tumblr_lgxy6ahic31qh94jyo1_400_large_large

Quando acreditamos em nós mesmos, podemos arriscar, ser curiosos, sonhar, ser espontâneos, ou qualquer oura coisa que eleve o espirito humano. - EE Cummings

 

O que é a auto-estima?

A auto-estima é, provavelmente, uma das coisas mais fundamentais e aquela que nos completa e faz mais falta. Ter auto-estima é saberes respeitares-te, seres segura e confiares nas tuas capacidades, é gostares de ti mesma. A falta de auto-estima pode gerar sentimentos de insegurança, dúvidas constantes, teres necessidade de agradar a todas as pessoas. Muitas das vezes, o que faz com que tenhamos uma baixa auto-estima são as críticas que nos fazem, a rejeição em certos grupos de amigos, a vergonha, a timidez, a insegurança que vais ganhando e principalmente o MEDO. Tens de conseguir confiar mais em ti! :) Digamos que a auto-estima é o ingrediente fundamental para conseguires ser feliz. Se tudo fosse muito fácil de alcançar,  não teria o mesmo valor e peso na nossa vida.

Lembra-te também que não podes querer ser perfeita, até porque ninguém o é, mas se quiseres podes tentar ser o máximo que conseguires. Queres ser mais bonita, mais simpática, mais divertida, mais amiga, melhor aluna? Então esforça-te e luta por isso mesmo! Basta que tenhas confiança em ti mesma, que acredites que és capaz porque tens valor. E não podes NUNCA negar que não tens nada de positivo, pois há sempre pontos positivos em TODAS nós, seja beleza, simpatia, diversão, capacidade de entre-ajuda ou outra qualquer! :) Pensa nisto!

 

 

Tumblr_li0p9aqqdd1qgb18po1_500_large

 

 

 

Dicas para melhorares a tua auto-estima: 

1- Sorri. Mesmo que não estejas com humor para isso, ou que seja forçadamente, irás sentir-te melhor contigo mesmo e a sociedade irá olhar-te como uma pessoa amigável.

2- Gostar de ti mesma. Faz uma lista de todas as tuas qualidades, físicas e psicológicas, com a ajuda de uma pessoa que te conhece melhor do que ninguém e verás que não és feita só de pontos negativos, mas também de pontos muito, muito positivos.

3- Ter positivismo. Nunca penses negativamente! Vai tudo correr bem e se por algum momento pensares em algo negativo preocupa-te em substituires esse pensamente por algo bom! :)

4- Ajudar os outros. Estarás a desenvolver uma capacidade excelente que é a entre-ajuda. Irás sentir-te muito melhor depois de o fazeres, sem receberes nada em troca e mesmo que a pessoa que estás a ajudar não saiba, tu vais sentir que pudeste ter uma atitude excelente causando felicidade à pessoa em questão.

5- Saber dizer NÃONão podes agradar a todos. Não penses sempre no que os outros pensam, nem te preocupes demasiado com os outros esquecendo-te assim da pessoa mais importante que és tu! É óptimo ajudar, mas fá-lo apenas quando tens disponibilidade, nunca esquecendo que tu também és importante.

6- Para quê fazer comparações? As pessoas são diferentes entre si e por isso não faças comparações que na maioria das vezes só te farão sentir pior. Tu és tu mesma! Orgulha-te disso...Afinal qual era a piada de seres igual aos outros??

7- Não te relaciones com pessoas com atitudes negativas/criticas. Não convivas com pessoas (muitas vezes que encontramos em meio escolar) que te fazem sentir inferior e sem valor.

8- Aprende com os teus erros. Todas as pessoas erram! E tu não és excepção. Por isso mesmo não te critiques por isso, mas sim aprende e remenda o teu erro.

9- Alimenta-te de uma forma correcta e saudável.. Para atingires beleza, não precisas de ser magra. Por isso, alimenta-te bem e bebe muita água diariamente.

10- Mima-te! Esfoliar o corpo, hidratar a pele, ter os cabelos sempre cuidados, as mãos e os pés sempre bem tratados, aplicar um pouquinho de maquilhagem para disfarçar algumas imperfeições, ter os dentes sempre bem cuidados, aplicar perfume para cheirares bem são alguns passos para que te sintas melhor com o teu corpo. Lembra-te que podes melhorar várias coisas para te agradar, mas também tens de aceitar o que não pode ser mudado!

 

Adaptado de Beleza qb

 

Tumblr_lgjf5czomx1qa5cmuo1_500_large

 

Acredita em ti! :)

 

 

publicado por FashionCloset às 13:09 | link do post | comentar